sábado, 24 de novembro de 2007


O Personagem Central do Apocalipse

A palavra "Apocalipse" significa "revelar ou descobrir". O livro começa dizendo que é "a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo" (Apocalipse 1:1), e expõe um terrível conflito que alcança dimensões cósmicas, no qual existe um vilão implacável e um herói que impressiona. Muitos ignoram que este herói é nosso Senhor Jesus, identificado por 38 nomes e títulos descritivos diferentes. Nos primeiros três capítulos é mencionado 137 vezes e em todo o livro existem umas 250 referências a Sua sublime pessoa.

1. Como descreve o Apocalipse a grandiosidade de nosso Senhor Jesus? Apocalipse 1:13-16

Resp.: a. Como era a Sua roupa? (Apocalipse 1:13).

e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar

b. Como era o Seu cinto? (Apocalipse 1:13).

e cingido à altura do peito com um cinto de ouro;

c. Como eram Seus cabelos? (Apocalipse 1:14).

e a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve

d. Como eram Seus olhos? (Apocalipse 1:14).

e os seus olhos como chama de fogo;

e. Como eram Seus pés? (Apocalipse 1:15).

e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha

f. Como era a Sua voz? (Apocalipse 1:15).

e a sua voz como a voz de muitas águas.

g. Como era Seu rosto? (Apocalipse 1:16).

Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força.

Nota: Lendo Daniel 10:5-9 e comparando com Apocalipse 1:17, você notará o tremendo impacto que causou ao profeta Daniel e ao apóstolo São João a magnificência do Senhor Jesus.

NOSSO AMÁVEL E PODEROSO SALVADOR

Nota: Nas visões de Apocalipse aparecem diversos livros, os quais afetam diretamente nosso destino, como podemos observar através dos seguintes exemplos:

Ex. 1: Apocalipse 3:5 fala do livro

O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Ex. 2: Apocalipse 21:27 se refere ao livro

E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Ex. 3: Apocalipse 20:12 menciona outros livros no plural.

E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

Todos os livros são mencionados em conexão com o juízo. Os que são salvos têm seus nomes no livro da vida e, por outro lado, serão apagados deste livro os nomes dos que rejeitam a Jesus.

Nos capítulos 4 e 5 de Apocalipse encontramos uma cena de angústia vivida por São João ao descobrir que ninguém tinha poder para abrir os selos do misterioso livro escrito por dentro e por fora, que estava na mão do anjo. Não se sabe o que contém este livro.

2. Quem foi o único ser em todo o Universo, capaz de abrir o livro dos sete selos? Apocalipse 5:6-10

Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra. E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado sobre o trono. Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra

Nota: Segundo Apocalipse 5, somente Jesus sabe quem será salvo e quem irá perder-se. Ele, somente Ele, pode ler os corações e compreender quem em verdade é Seu. É necessário que entreguemos a vida a Ele. Só Jesus pode limpar-nos do pecado (I São João 1:9). Somente Ele é "poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da glória de Deus" (São Judas 24). Na verdade, "abaixo do Céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (Atos 4:12). Por isso é que João em Apocalipse 5 chorava sem consolo e sem nenhuma esperança até que apareceu Jesus. E também é explicado por que os 24 anciãos exclamaram com regozijo: "Digno és", quando Jesus interveio em favor daqueles pêlos quais morreu.

3. Segundo os 24 anciãos de Apocalipse 5:8, 9, 12 , o que qualifi­cou a nosso Senhor Jesus como o único ser digno de abrir o livro selado?

Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória,e louvor.

Nota: O título "Cordeiro" é mencionado 26 vezes em Apocalipse e se refere a Jesus. Assim o declara João Batista em São João 1:29. No ritual simbólico do santuário do Antigo Testamento, o cordeiro era sacrificado no lugar do pecador e seu sangue limpava do pecado. No Novo Testamento é-nos ensinado que Jesus é a realidade daquela simbologia.

4. Qual a força motivadora que impulsionou o sublime sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo? Apocalipse 1:5

e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados,

5, Por que tem valor substituinte (Ele morreu em nosso lugar) a morte de nosso Senhor Jesus?

a. Romanos 6:23) - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

b. (Hebreus 4:15) - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

6. Que outro grande privilégio recebemos da parte de nosso Salvador ao aceitar Seu sacrifício? Apocalipse 1:6

e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Nota: No Antigo Testamento o ser humano se dirigia a Deus através do sumo sacerdote. Pela graça divina e através dos méritos de nosso Senhor Jesus Cristo, cada crente nEle, é feito sacerdote, permitindo-lhe ir a Deus diretamente.

SUA ORIGEM E A FONTE DE SEU PODER

Com séculos de antecipação, o Antigo Testamento profetizou que o Messias haveria de nascer de uma virgem (Isaías 7:14), na pequena cidade de Belém (Miquéias 5:2). O Novo Tes­tamento confirma que, quando Jesus nasceu, estas profecias se cumpriram (São Mateus 1:22, 23; 2:5, 6). Mas este nascimento só tem a ver com a natureza humana de Jesus.

7. Desde quando existia nosso Senhor Jesus Cristo?

Resp.:

a. (João 17:5) - E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

b. (Miquéias 5:2) - E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

8. Qual era a natureza de Cristo antes de Sua encarnação?

(Romanos 9:5) - Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.

Nota: Devido a Sua natureza divina é que São Pedro disse que foi Jesus que inspirou os pro­fetas (I São Pedro 1:10, 11) e em Apocalipse 22:6 diz-se ser Ele "O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas". A Bíblia proclama que Jesus é o Verbo, é Deus eterno e coeterno com o Pai.

Ex.: São João 1:1-3, 14. - NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. - Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

O NOSSO ETERNO SALVADOR

9. Desde quando estava decidido que, se o homem caísse em pecado, Jesus haveria de morrer em seu lugar?

I São Pedro 1:18-20 - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;

Nota: A ressurreição de Cristo demonstra que Ele tem poder sobre a vida e a morte (Apo­calipse 2:8) e nos dá a garantia do Seu poder para salvar (São João 10:17).

10. Quão abrangente é a capacidade salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo?

Hebreus 7:25 - Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Nenhum comentário: