quinta-feira, 22 de novembro de 2007


AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE

O Apocalipse, um Livro Aberto

A maioria das pessoas em nosso País, ama e respeita a Bíblia e cada dia aumenta o número daqueles que desejam compreendê-la melhor. Muitos, no entanto, têm dificuldades para entender seu último livro (o Apocalipse), com sua fluente linguagem profética, vividas descrições e misteriosos símbolos. Porém, a mesma Bíblia tem a chave para interpretar as fascinantes revelações apocalípticas. Neste seminário, você conhecerá e identificará, com vibrante entusiasmo, o significado de seus segredos.

Outra agradável surpresa é a descoberta de que o Apocalipse não é um tesouro ancorado no passado longínquo, nem um tabu indefinido na penumbra de um futuro inalcançável, fechado à percepção presente. O anjo de Deus ordenou que não fosse selado (Apocalipse 22:10), e alegre-se! E um livro aberto especificamente para a nossa época (Apocalipse 22:10-12). Mais ainda: contém uma promessa de bênção especial para aqueles que o estudam e respeitam sua revelação.

Ao participar deste seminário, você descobrirá que, assim como uma pequena semente contém uma grande árvore latente em seu seio, o Apocalipse contém a chave-mestra que abre toda a Bíblia. É uma espécie de sumário audiovisual, onde se repassam e destacam os principais temas da revelação.

COMO ENTENDER O LIVRO DE APOCALIPSE

1. O Apocalipse passou por cinco etapas antes de chegar até nós. Quais são? Apocalipse 1:1, 11, 19

(Apocalipse 1:1) - REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;

(Apocalipse 1:11) - Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

(Apocalipse 1:19) - Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;

Nota: João escreveu o livro de Apocalipse na rochosa ilha de Patmos (Apocalipse 1:9), que fica no mar Egeu, para onde havia sido desterrado por ordem do imperador Dorriiciano. Por causa de sua fé, foi obrigado a trabalhar nas minas. Naqueles dias Patmos servia como prisão de máxima segurança. João escreveu sob circunstâncias difíceis e desanimadoras.

2. A quem prometeu Deus uma bênção especial?

(Apocalipse 1:3) - Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

(João 5:39) - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

3. Que método usava Jesus para explicar a profecia?

(Lucas 24:27) - E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

Nota: Jesus buscou o que outros escritores da Bíblia haviam dito sobre o tema. Seu método, sem dúvida, é o correto; permitir que a Bíblia se explique a si mesma.

A chave que abre os mistérios do Apocalipse está no estudo do Antigo Testamento. Tay-lor G. Bunch diz que 27 livros dos 39 do Antigo Testamento são citados em Apocalipse, e dos 404 versículos, 276 são citações de outros autores bíblicos. Por isso é que o mistério que envolve os símbolos do Apocalipse se torna claro quando estudamos outras passagens bíblicas sobre o mesmo tema.

COMUNICAÇÃO POR SÍMBOLOS

4. Que método usou Deus para dar a São João a revelação do Apocalipse?

(Apocalipse 1:11) - Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

(Apocalipse 1:12) - E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;

Nota: Ao ler Apocalipse, notamos que Deus estava mostrando incidentes e fatos que o Seu servo via com os seus olhos e ouvia com seus ouvidos. Portanto, João, ao informar as visões, diz: "Eu vi" ou "olhei" e "ouvi", ou algo semelhante, pelo menos 73 vezes. Em Apocalipse, Deus está apresentando acontecimentos, nações, movimentos religiosos e organizações em mensagens como em filmes com imagens e palavras. Diríamos hoje que Deus revelou o Apocalipse por meio de impressões audiovisuais.

5. Por que Jesus falou em parábolas e nos deu o livro do Apocalipse em símbolos?

(Lucas 8:10) - E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.

Nota: Jesus falou em parábolas para que as entendessem somente aqueles que estavam relacionados com as coisas espirituais. Se o Apocalipse tivesse sido escrito numa linguagem li­teral, há muito que os inimigos de Deus o teriam destruído. Deus, na Sua sabedoria, apresentou Suas mensagens numa linguagem compreensível somente para "os Seus servos" (Apocalipse 1:1.

Os símbolos não impedem a compreensão, porque a Bíblia nos dá o seu significado. Como exemplo, vejamos três símbolos proféticos e deixemos que a Bíblia nos diga o que significam.

a.Animal: (Daniel 7:23) - Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços.

b. Águas: (Apocalipse 17:15) - E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.

. Dia profético: (Ezequiel 4:6) - E, quando tiveres cumprido estes dias, tornar-te-ás a deitar sobre o teu lado direito, e levarás a iniqüidade da casa de Judá quarenta dias; um dia te dei para cada ano.

(Ezequiel 4:7) - Dirigirás, pois, o teu rosto para o cerco de Jerusalém, com o teu braço descoberto, e profetizarás contra ela.

AUTORIDADE DA PROFECIA BÍBLICA

6. Quanta segurança existe na palavra profética?

(II Pedro 1:16) - Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.

(II Pedro 1:18) - E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;

(II Pedro 1:19) - E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.

7. De que coisas Deus nos adverte ao interpretar a profecia?

(II Pedro 1:20) - Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Apocalipse 22:18, 19 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

Nota: A falta de sinceridade priva as pessoas da capacidade de entender a mensagem pro­fética, por isso é que para muitos a revelação do Apocalipse parece obscura e fechada. Como exemplo vemos um caso no Antigo Testamento: Isaías 29:10-14; São Mateus 13:14.

8. Quanto da Santa Escritura é inspirado?

(II Timóteo 3:16) - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

AS BÊNÇÃOS DO ESTUDO

9. Que segurança temos de que poderemos compreender o significado das revelações que Deus nos dá em Seu Livro Sagrado?

(João 7:17) - Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.

10. Que promessa fez Jesus aos que obedecem?

Apocalipse 3:10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

Nenhum comentário: