sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O DIAGRAMA PROFÉTICO, SEGUNDO APOCALIPSE 20


NOTAS EXPLICATIVAS SOBRE O DIAGRAMA PROFÉTICO, SEGUNDO

APOCALIPSE 20.






I - INTRODUÇÃO: Localizar as Duas Ressurreições

1. A primeira ressurreição será no começo dos mil anos, que se iniciam com a segunda vinda de Cristo: e a outra, ou seja, a segunda, será no fim dos mil anos.

a) Na primeira ressurreição ressuscitam os santos Apocalipse 20:6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.

b) Os demais, os injustos, ressuscitarão depois dos mil anos. Apocalipse 20:5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição

c) Ver estas duas ressurreições no diagrama.

II - O INÍCIO DO MILÉNIO, OU DOS MIL ANOS

Marcarão o início CINCO GRANDES ACONTECIMENTOS, que são:

N.° 1 do diagrama: Vinda de Cristo. Santos ressuscitados. l Tessalonicenses 4:16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

N.° 2 do diagrama: Os santos vivos transformados: l Corintios 15:52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

N.° 3 do diagrama: Os santos levados para o céu. l Tessalonicenses 4:16 e 17 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

N.° 4 do diagrama: Os ímpios vivos destruídos. II Tessalonicenses 2:8 E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;

Jeremias 25:33 E serão os mortos do SENHOR, naquele dia, desde uma extremidade da terra até à outra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; mas serão por esterco sobre a face da terra.

N.° 5 do diagrama: Satanás é amarrado. Apocalipse 20:1-3 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.

III - EVENTOS QUE VIRÃO DURANTE OS MIL ANOS

N.° 6 do diagrama: A Terra desolada. Isaias 24:1, 4 e 5 EIS que o SENHOR esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores. A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna.

a) Satanás amarrado. Apocalipse 20:2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos.

b) Os santos reinam com Cristo, por mil anos. Apocalipse 20:4 Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

c) Não haverá salvação para os ímpios, durante ou depois dos mil anos. Isaías 38:18 Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova.

IV - EVENTOS QUE VIRÃO DEPOIS DOS MIL ANOS

N.° 7 do diagrama: Cristo desce. Zacarias 14:5e 6 - E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos contigo. E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão.

N.° 8 do diagrama: Desce a Nova Jerusalém. Apocalipse21:2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.

N.° 9 do diagrama: Os ímpios ressuscitam. Apocalipse 20:5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.

N.° 10 do diagrama: Satanás é solto. Apocalipse 20:3, 7 e 8 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.

N.° 11 do diagrama: A guerra que terminará para sempre com as guerras. A destruição dos ímpios. Apocalipse 20:9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou;

Zacarias 14:12 E esta será a praga com que o SENHOR ferirá a todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne apodrecerá, estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá na sua boca.

N.° 12 do diagrama: A Terra Nova Feliz eternidade. Apocalipse 21:1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.

Nenhum comentário: