quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O APOCALIPSE REVELA O SEGREDO DA MORTE




O APOCALIPSE REVELA O SEGREDO DA MORTE

Ao cortar os inúmeros laços emotivos (conscientes e inconscientes) de nossos relacionamentos, a morte produz um vazio e uma sensação de carência difíceis de serem igualados. A morte é a última e maior frustração humana que nos leva a buscar respostas satisfatórias a perguntas tão concretas como estas: que acontece quando alguém morre? Há vida depois da morte? Penderemos reencontrar nossos queridos que morreram? Talvez, porém, a pergunta mais delicada e lógica seja: Onde encontrar a resposta?

JESUS TEM A RESPOSTA

1. Cristo ressuscitado Se apresenta no Apocalipse como "Aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pêlos séculos dos séculos". Ò que Jesus diz ter em Suas mãos?

Apocalipse 1:18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Nota: A morte inocente e a ressurreição de Cristo resolvem o problema da morte do pecador. "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (São João 3:16). Ele é "o Alfa e o Ômega,... o Todo-Poderoso" (Apocalipse 1:8). Ele sabe tudo; sabe como criou a vida e o que acontece quando uma pessoa morre, e no-lo revelou na Santa Bíblia (I São Pedro 1:10, 11). Por isto é que quando discutiam com Ele um problema a respeito dos mortos e da ressurreição, "respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" (São Mateus 22:29). Entender o que a Bíblia diz acerca da criação do ser humano facilitará nossa compreensão do mistério da morte.

NOSSO SENHOR REVELA QUAL É A NATUREZA DO HOMEM

2. Na criação, que dois elementos Deus uniu para que surgisse a alma vivente?

Gênesis 2:7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Nota: A Bíblia não diz que temos uma alma independentemente do corpo. A Revelação declara que somos uma alma vivente como resultado da harmoniosa combinação do pó com o fôlego.

3. De acordo com a Palavra de Deus, que ocorreria com a alma vivente se desobedecesse à vontade do Criador?

Gênesis 2:16, 17 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

4. Apocalipse 12:9 diz que o diabo é "o sedutor de todo o mundo". Que mentira introduziu Satanás?

Gênesis 3:4 (Gênesis 3:4) - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Nota: Para que a "alma vivente" continuasse vivendo, havia uma condição a cumprir: que permanecesse obediente. O grande engano de Satanás consistiu em proclamar a imoralidade incondicional: Diz ele: não importa o que faças, viverás. De acordo com a revelação bíblica, o único que tem a imortalidade é Deus (I Timóteo 6:15, 16).

5. Ao desobedecer a Deus, que ocorreu com a "alma vivente?”.

Ezequiel 18:4, 20 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

Isaías 51:12 Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva?

Romanos 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Nota: A Santa Bíblia ensina que como conseqüência do pecado, a alma é mortal. Note, por exemplo, alguns dos muitos versículos que corroboram esta declaração: "... Se lhes corta a respiração, morrem, e voltam ao seu pó" (Salmo 104:29). "... Todo assassino não tem a vida eterna permanente em si" (I São João 3:15).

O QUE HA DEPOIS DA MORTE

6. Em Apocalipse 2:8 Jesus Se apresenta à igreja de Esmirna como "o primeiro e o ultimo, que esteve morto e tornou a viver". Ele sabe o que ocorre quando uma pessoa morre. A que, disse Jesus, se assemelha à morte?

São João 11:11-14, 43, 44 Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto; E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.

Nota: Note-se que a palavra "adormeceu" está expressando inconsciência, como transparece de outras passagens bíblicas. Por exemplo, Eclesiastes 9:5 declara enfaticamente que "os mortos não sabem coisa nenhuma". O Salmo 146:4, falando da morte, diz: "Nesse mesmo dia perecem todos os seus desígnios”.

7. Podem os mortos intervir no que os vivos fazem?

Eclesiastes 9:5, 6 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

Apocalipse 16:13, 14 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.

Apocalipse 18:23 e luz de candeia não mais brilhará em ti, e voz de noivo e de noiva não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias.

Nota: Quando uma pessoa morre, quebra-se a união harmoniosa que havia entre o pó da terra e o fôlego da vida, desaparecendo assim a vida consciente, ou seja, a alma vivente. Por isso é impossível que os mortos apareçam aos vivos. A Bíblia declara que eles não podem voltar a sua casa (Jó 7:9, 10); não sofrem, nem desfrutam de nada (Eclesiastes 9:6); não podem aprender (Isaías 38:18, 19); não podem glorificar a Deus (Salmo 115:17), e é lógico que assim seja, pois para todas estas coisas é necessária a consciência. Por esta razão a Bíblia afirma que os que dizem falar com os mortos estão participando de um engano satânico. Inclusive não se salvarão os que praticam a feitiçaria (Apocalipse 22:15), nem os que consultam os mortos, etc. (Deuteronômio 18:10-14). Quando o cristão tem dúvidas, deve consultar a Deus (Isaías 8:19, 20).

JESUS TEM PODER SOBRE A MORTE

Apocalipse 1:5 fala a respeito de nosso Senhor Jesus Cristo como "o primogênito dos mortos", que na linguagem bíblica significa o mais importante, o primeiro ou preeminente. Considerando que Ele não foi o primeiro a morrer nem tão pouco o primeiro a ressuscitar (Moisés foi ressuscitado no Antigo Testamento), e que também não foi o primeiro ressuscitado a acender ao Céu (o mesmo Moisés depois de ressuscitado ascendeu, como o demonstra o incidente do monte da transfiguração), torna-se evidente que o sentido é outro. A expressão é equivalente à que se usa referindo-se aos governantes quando se diz: "primeiro mandatário" (ainda que tenha havido 200 mandatários antes dele). Outro exemplo: às vezes falamos da "primeira dama". Não é a primeira (pois Eva foi a primeira dama que houve na Terra), não obstante, por ser a esposa do presidente do país, se constitui na primeira dama em importância. A morte e a ressurreição de Cristo é a primeira em importância pois nos garante que have­rá ressurreição e vida eterna para os crentes (I Coríntios 15:3, 20-23). Por isto é que Ele tem a preeminência (é o primogênito) dos mortos.

8. A Santa Bíblia explica que os santos ainda não receberam a vida eterna (Hebreus 11:39, 40), mas isto não quer dizer que não haja esperança para eles. Que ocorrerá um dia com os mortos?

Isaías 26:19 Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.

I Tessalonicenses 4:14, 16 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

9. Que fará Jesus com a morte, no final do milênio?

Apocalipse 20:14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

I Corín­tios 15:26 Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.

10. Quando Jesus dará a vida eterna aos fiéis?

I Coríntios 15:20-23 (I Corintios 15:20) - Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.

Apocalipse 21:4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Nota: Àqueles que O aceitarem, Jesus prometeu ressuscitá-los no último dia (São João 6:54), quando sairão "para a ressurreição da vida" (São João 5:28, 29). A ressurreição do Senhor Jesus Cristo é nossa garantia de que Ele tem poder para cumprir o que prometeu.

Nenhum comentário: