quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Chegou a Hora do Seu Juízo




Chegou a Hora do Seu Juízo

Em Apocalipse 14 estão as mensagens dos três anjos. O primeiro anuncia a hora do juízo. Deixaremos para outro momento, a segunda e terceira mensagens. Estes anjos evidentemente são simbólicos, pois lhes foi confiada à tarefa de pregar o Evangelho eterno às multidões. Essa tarefa não foi confiada por Deus a anjos literais, mas aos seres humanos. Portanto, deve ser entendida como símbolo de um grupo de crentes anunciadores dessas mensagens.

Quando haveria de ocorrer o juízo final? Os autores bíblicos falaram dele como algo que aconteceria em suas épocas (São Mateus 10:15; 11:21-24; Atos 17:31; 24:25; Romanos 2:16; II Coríntios 5:10; São Tiago 2:12; II São Pedro 2:4; Judas 6). Também devemos entender que quando a Santa Bíblia fala do juízo final, se refere pelo menos a três etapas ou fases: 1. Juízo Investigativo, antes da segunda vinda de Cristo, o qual tem a ver com os fiéis. 2. Juízo de Comprovação, que será realizado pêlos santos no Céu, durante o milênio. 3. Juízo Executivo, que será aplicado sobre os ímpios, Satanás e seus anjos no fim do milênio.

1. Qual é a solene mensagem proclamada pelo anjo que tinha o Evangelho eterno?

Apocalipse 14:7 Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

Nota: Esta mensagem tem a ver com dois acontecimentos relacionados entre si: um que ocorre no Céu e outro na Terra. O juízo mencionado aqui ocorre no santuário celestial, pois ao concluir sai do templo de Deus um anjo com uma foice para ceifar (Apocalipse 14:14-16). Este acontecimento já aparecia profetizado na purificação do santuário terrestre. O outro acontecimento deveria ocorrer na Terra onde havia um chamado para adorar Aquele que fez os céus e a Terra nos termos do mandamento que ordena respeitar o sábado como dia de repouso (Êxodo 20:8-11). A restauração da adoração a Deus como Criador por meio do respeito ao santo sábado seria proclamada quando chegasse à hora do juízo.

Há uma profecia do Antigo Testamento referente aos dois acontecimentos e que assinala quando será a hora do juízo. Um estudo da purificação do santuário do Antigo Testamento nos permitirá compreender melhor a profecia do juízo investigativo que ocorrerá no santuário celestial.

JULGAMENTO NO SANTUÁRIO

2. Como fazia o pecador do Antigo Testamento para conseguir o perdão de seus pecados?

Levítico 4:27-30 E, se qualquer pessoa do povo da terra pecar por ignorância, fazendo contra algum dos mandamentos do SENHOR, aquilo que não se deve fazer, e assim for culpada; Ou se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará pela sua oferta uma cabra sem defeito, pelo seu pecado que cometeu, E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta da expiação do pecado, e a degolará no lugar do holocausto. Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do seu sangue, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o restante do seu sangue derramará à base do altar;

Nota: Esses ritos eram símbolos que não tinham valor em si mesmos. O sangue de Cristo, representado pelo dos animais, é o único que tem poder redentor (Hebreus 9:9-14).

3. Que evidência bíblica nos permite entender que esses pecados perdoados ficavam registrados no santuário e o contaminavam?

Jeremias 17:1 O PECADO de Judá está escrito com um ponteiro de ferro, com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos vossos altares;

4. Depois do acúmulo dos pecados dos penitentes durante um ano, que se fazia no dia da expiação (10? dia do 7? mês)?

Levítico 16:29-34 E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós. Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o SENHOR. É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo. E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas; Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação. E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o SENHOR ordenara a Moisés.

5. Que sentença recaía sobre aqueles que nesse dia não estavam com as vidas acertadas com Deus, símbolo de juízo?

Levítico 23:27-29 Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao SENHOR. E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o SENHOR vosso Deus. Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo.

Nota: Com essa cerimônia, encerrava-se o ciclo religioso do ano, símbolo do fim dos tempos. Cremos que o juízo apresentado aqui é aquele ao qual se refere o Novo Testamento, como por exemplo: I São Pedro 4:17, onde se fala do juízo da Casa de Deus em harmonia com Levíti­co 16:34. Este juízo de investigação precede a segunda vinda de Cristo.

6. Que declaração do Novo Testamento demonstra que essa cerimônia era símbolo de um juízo investigativo que haveria de realizar-se no Céu?

Hebreus 9:23-28 De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

JUÍZO INVESTIGATIVO NO CÉU

(Primeira Fase do Juízo: Precede a Segunda Vinda)

7. Que se realizaria no Céu justamente antes de vir Jesus?

Daniel 7:9, 10 Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.

Segunda Fase do Juízo: Durante os Mil Anos

8. Quem são os que serão julgados na segunda fase do juízo final?

Apocalipse 20:4-7, 11, 12, 15 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,

Nota: Esta fase do juízo abrange aquele que não se achou inscrito no livro da vida (Apocalipse 20:15). Será realizado pelo Senhor junto com os redimidos durante o milênio (Apocalipse 20:4; I Coríntios 6:2, 3). Este juízo é para benefício dos santos que glorificaram a Deus ao comprovar a justiça de Deus expressa nos Seus juízos.

Terceira Fase do Juízo: No Final dos Mil Anos

9. Como era ilustrada, no serviço do dia da expiação, a irradiação final do pecado?

Levítico 16:10, 20-22 Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o SENHOR, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como bode emissário. Havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo santuário, e pela tenda da congregação, e pelo altar, então fará chegar o bode vivo. E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso. Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto.

Nota: Toda a expiação salvadora era provida pelo bode "para o Senhor". Como diz Isaías 53:6: "O Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos." (Ver I São João 2:12; 4:10.) Agora entra em cena o outro bode por Azazel, o qual não é sacrificado. Este não salva ninguém, pois "sem derramamento de sangue não há remissão de pecados" (Hebreus 9:22). Este não morre em substituição a ninguém, mas representa o verdadeiro culpado dos pecados que já haviam sido perdoados e expiados por Cristo, o qual finalmente purifica o santuário, eliminando dele toda a mancha: a mancha do pecado, a mancha das calúnias contra o caráter de Deus. A mancha já não pode mais ficar sobre Cristo, porque Ele "aparecerá segunda vez, sem pecado à vista dos redimidos" (Hebreus 9:28). Esse bode Azazel, abandonado à sua própria sorte e destruição, representa a Satanás (primeiro no milênio e depois em sua destruição final), quando toda mancha de rebelião e pecado será definitivamente extirpada.

10. Como descreve o Apocalipse a maneira como se cumprirá a última parte do juízo profetizado no simbolismo do santuário?

Apocalipse 14:17-20 E saiu do templo, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda. E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras. E o anjo lançou a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da ira de Deus. E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.

Apocalipse 20:11-15 E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Nota: Esta é a fase executiva do juízo. Assim como em Apocalipse 14:15, 16, no fim do juízo investigativo sai do santuário o anjo com a ordem de ceifar a messe (juntar os fiéis redimidos), nos versículos 17 a 20 sai do templo a ordem de completar a purificação pela erradicação do pecado (e dos pecadores rebeldes) para sempre. As uvas são lançadas no lagar da cóle­ra de Deus, e o diabo, seus anjos e os seus adeptos são destruídos no lago de fogo, que é a segunda morte (Apocalipse 20:14). A promessa é que o mal não se levantará novamente (Naum 1:9; Apocalipse 21:1-6).

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